top of page

Seminário Interdisciplinar para alunos da graduação sobre políticas agroecológicas no Estado do Pará

 

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 5 de setembro

 

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, em parceria com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece Seminário Interdisciplinar para alunos da graduação, com certificado de 60 horas, sobre o tema “O desafio de implementar nos municípios do Pará políticas agroecológicas: uma abordagem que focaliza em Água Azul do Norte, Melgaço e Juruti”.

 

“Oferecemos, para alunos de graduação da UFPA, um seminário em que, a partir de três municípios, será abordado o desafio de implementar em cidades do Pará políticas agroecológicas que visam o aproveitamento sistemático da biomassa terrestre e aquática em benefício da população socialmente vulnerável”, afirmou Thomas Mitschein, coordenador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento.

 

O Seminário será ministrado por Sérgio Nunes,  coordenador do Grupo de Filosofia Temática e professor da Faculdade de Filosofia da UFPA; Pedro Saviniano Miranda, agrônomo, pesquisador do Programa Trópico em Movimento e pelo professor Thomas Mitschein. As referências bibliográficas serão distribuídas para os alunos na primeira aula.

 

Inscrição - Para efetuar a inscrição, é preciso seguir as seguintes coordenadas: mandar para o e-mail tropicomovimento@gmail.com  nome completo, curso, numero de matrícula, e-mail e telefone para contato. São ofertadas 40 vagas e o período de inscrição começa no dia 5 de setembro e vai até sexta-feira, dia 9. O Seminário acontecerá de 19 de setembro a 4 de outubro, no laboratório do IFCH.

 

Contextualização - O Estado do Pará contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional com 2,1 %, mas joga na área do comercio exterior como time grande, ocupando entre os estados exportadores do Brasil um lugar de destaque. Ganha, portanto, hard cash para o país inteiro.  Porém, nesta condição está sendo prejudicado pela Lei Kandir que, desde setembro de 1996, isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados aos mercados externos.

 

No caso paraense, a pauta destes bens é dominada pela mineração, pela indústria madeireira e pela pecuária que, conjuntamente, representam, hoje, as locomotivas da economia do Estado, revelando baixos índices de agregação de valor e gerando, consequentemente, tênues efeitos de ocupação, emprego e renda.  E já que as duas primeiras das mencionadas locomotivas estão alocando os seus investimentos de acordo com a ocorrência geográfica das matérias primas que são do seu interesse, potencializam de forma dramática a polarização social e econômica entre os e dentro dos territórios do Pará.

 

Desta maneira, o Estado está se aproximando de uma encruzilhada de dimensões históricas: acaba virando, definitivamente, uma província energético-mineral para as regiões economicamente mais competitivas do Brasil e para o resto do mundo ou procura se tornar o berço de uma civilização original da biomassa que insiste no uso múltiplo da biomassa terrestre e aquática para a produção de alimentos, rações para animais, adubos verdes, insumos industriais, materiais de construção, biocosméticos, enfim, no aproveitamento do amplo elenco das bioreferências do futuro.

 

A partir deste contexto o Seminário Interdisciplinar pretende abordar Água Azul do Norte, Melgaço e Juruti.  Municípios localizados em três mesorregiões diferentes que podem ser tidos como espaços que permitem processos de organização através da implementação de estratégias agroecológicas, que tornam os agentes locais protagonistas através da auto-organização comunitária.

 

Para mais informações ligue para 3201-7700.

 

Texto: Lucila Vilar.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page