O livro “Violência na Metropolitana de Belém: como enfrentar uma guerra civil não declarada nas zonas urbanas da floresta amazônica?”, reúne estudos e dados sobre a situação da violência na região metropolitana de Belém realizado por pesquisadores do Programa Trópico em Movimento da UFPA.
Nos dias 14 e 21 de agosto de 2019, o Programa Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), lança o livro intitulado Violência na Metropolitana de Belém: como enfrentar uma guerra civil não declarada nas zonas urbanas da floresta amazônica? que discute no âmbito local, os resultados de estudos sobre a violência urbana na região metropolitana de Belém na virada do século XX para o século XXI.
A obra é de autoria dos pesquisadores Thomas Mitschein e Jadson Chaves, do Programa Trópico em Movimento, com apresentação do professor Nelson José de Souza Junior, pró-reitor de Extensão da UFPA. A pesquisa traz um panorama sobre a violência na região metropolitana de Belém desde o início da redemocratização do sistema político brasileiro até os dias atuais, a partir dos aspectos econômicos, políticos e sociais.
Com dados importantes que demonstram as transformações sociais, principalmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade paraense, os estudos apresentados no livro apontam que estas camadas socialmente marginalizadas, especialmente os jovens da periferia, são as principais vítimas da violência em zonas urbanas devido à escassez de investimentos em todas as esferas municipal, estadual e federal, gerando um acúmulo de demandas não atendidas, criando assim um cenário social hostil nessas regiões.
Os pesquisadores Thomas Mitschein e Jadson Chaves produziram o artigo Polarização Socioespacial e Violência na Metropolitana de Belém (MDB) que antecipa a publicação e apresenta uma síntese sobre os estudos abordados no livro.
Por Karina Samille Costa
Comments