Movimento que revolucionou a estética moderna deixou marcas na capital alemã. Vários conjuntos habitacionais tradicionais de Berlim são assinados por arquitetos da Bauhaus.
Há cem anos era fundada a Universidade Bauhaus, em Weimar, que revolucionou a estética moderna. A faculdade de design, arquitetura e arte criou um dos principais movimentos artísticos do século 20.
Visando a construção do futuro, a arte e técnica deveriam ser unidas para o desenvolvimento de criações funcionais e esteticamente satisfatórias, inclusive de moradias populares. Para arquitetos e engenheiros civis da escola, a praticidade e o baixo custo deveriam guiar seu trabalho.
Neste ano, diversas exposições em toda a Alemanha celebram os cem anos do movimento criado pelo arquiteto Walter Gropius, algumas ocorrem também na capital alemã. Mas em Berlim não é preciso ir a museus para poder admirar as criações da Bauhaus. Os artistas deixaram suas assinaturas em vários prédios e casas da cidade. Conheça algumas delas:
– Construída em 1932, a Casa Mies van der Rohe foi a última moradia particular criada pelo arquiteto Mies van der Rohe, antes de emigrar para os Estados Unidos, em 1938. O casal dono da obra morou no imóvel até 1945. Em outubro daquele ano, o Exército Vermelho tomou posse da casa e a utilizou como garagem. Na década de 1960, a casa passou para as mãos do serviço secreto da antiga Alemanha Oriental, a Stasi. Em 1977, foi tombada pelo patrimônio histórico. Hoje, o local é um pequeno museu, aberto de terça à domingo, das 11h às 17h. A Casa Mies van der Rohe fica na Oberseestrasse 60, no bairro Alt-Hohenschönhausen.
– As grandes obras remanescentes da Bauhaus em Berlim são, no entanto, modernos conjuntos habitacionais que foram elevadas a patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Entre elas está parte da Siemenstadt (Cidade Siemens), construída entre 1929 e 1931 e projetada por Walter Gropius, Hugo Häring e Hans Scharoun. O condomínio ao leste do complexo deveria abrigar funcionários de baixa renda da Siemens. Novas técnicas de construção foram colocadas em prática no projeto de apartamentos compactos. Os prédios da Bauhaus na Siemenstadt ficam no norte do bairro Charlottenburg.
https://www.dw.com/pt-br/bauhaus-em-berlim/a-47158387
Comentarios