No fim de 2022, as últimas usinas da Alemanha serão desativadas. O que acontecerá com elas depois disso? Dejetos radiativos deverão ser armazenados num depósito final, em local ainda a ser decidido.
Egbert Bialk gosta de assistir à enorme retroescavadeira em ação. Pedaço a pedaço, ela vai destruindo a torre de resfriamento da usina nuclear de Mülheim-Kärlich. Bialk lutou contra essa usina desde que ela foi construída na sua terra natal, nos anos 1970.
Hoje ele faz parte da diretoria local da organização ambientalista Bund e acompanha satisfeito a destruição. "Fico feliz por essa vergonha finalmente desaparecer", comenta. "Algumas pessoas não tinham nada contra ela permanecer como monumento ou obra de arte, mas, para mim, é um símbolo da arrogância de pessoas que brincam com o fogo."
O desmantelamento da usina nuclear, que vai custar 1 bilhão de euros, começou em 2004, bem antes de o governo da chanceler federal Angela Merkel se decidir pelo fim da energia nuclear na Alemanha, em reação à tragédia de Fukushima, em 2011.
https://www.dw.com/pt-br/como-%C3%A9-a-demoli%C3%A7%C3%A3o-de-uma-usina-nuclear/a-47855620
Comments