top of page

Democratas retomam maioria na Câmara dos Estados Unidos

Republicanos, no entanto, seguem no controle do Senado. Eleições de meio mandato eram vistas como referendo sobre o governo Trump, e resultado deve significar maior pressão sobre o presidente.


O Congresso dos Estados Unidos ficará dividido após as eleições legislativas de meio mandato (midterms) desta terça-feira (06/11). Após oito anos de domínio republicano, os democratas reconquistaram a maioria na Câmara dos Representantes, enquanto o partido do presidente Donald Trump manteve-se no controle do Senado.

Após uma campanha acirrada, os democratas conseguiram captar a insatisfação de parte dos eleitores com o governo, tirando do partido de Trump a maioria na Câmara. Com 412 dos 435 assentos da Casa definidos, os democratas contam com 219 lugares (26 a mais que na legislatura atual), contra 193 dos republicanos.

Na Câmara, os estados são representados proporcionalmente, de acordo o número de habitantes. Todas as 435 vagas são disputadas a cada dois anos, e o novo mandato dos parlamentares começará em janeiro de 2019.



Leia mais em https://www.dw.com/pt-br/democratas-retomam-maioria-na-c%C3%A2mara-dos-estados-unidos/a-46186399

2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page