Temores de que novo governo da Colômbia feche fronteiras faz milhares de cidadãos da Venezuela rumarem para território equatoriano. Quito declara emergência em três províncias para lidar com fluxo migratório.
O Equador declarou nesta quarta-feira (08/08) estado de emergência institucional em três províncias devido ao grande número de migrantes venezuelanos que vêm cruzando a fronteira norte do país, com a Colômbia.
Segundo as autoridades equatorianas, foram registrados até 4.200 ingressos de venezuelanos no país nos últimos dias. Em meio à crise econômica e política que assola a Venezuela, cerca de 288 mil cidadãos do país chegaram ao Equador em 2017, cifra que provavelmente será superada este ano.
O governo disse ter declarado emergência nas províncias de Carchi, Pichincha e El Oro com o objetivo de "estabelecer um plano de contingência e as ações e mecanismos necessários para a atenção humanitária", coordenando o trabalho das diversas instituições do país.
Adotado pela primeira vez, o estado de emergência institucional deve ficar em vigor até o fim de agosto, com a possibilidade de ser prorrogado.
A medida deve acelerar o envio de médicos e assistentes sociais à fronteira, assim como de policiais para ajudar com procedimentos migratórios. Municípios da região disponibilizaram abrigos, roupas, alimentos e itens de higiene pessoal para os recém-chegados.
Saiba mais no link https://www.dw.com/pt-br/equador-declara-estado-de-emerg%C3%AAncia-por-chegada-de-venezuelanos/a-45020450
Opmerkingen