
Nesta quarta-feira, o graduando de Filosofia e estagiário do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, Juliano Jorge de Freitas Salgado, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o seguinte título: “A Influência da Ética Antropocêntrica e do Especismo no Assolamento Ambiental: o reconhecimento e a inclusão dos animais não humanos no estatuto ético para o enfrentamento do problema”. Orientado pelo professor João Batista Moreira Filho, compuseram a banca os professores Dr. Thomas Adalbert Mitschein e Dr. Rodrigo de Freitas Costa Canal.
O trabalho teve como objetivo fomentar a discussão acerca dos direitos dos animais como sujeitos éticos dentro do estatuto da Ética. Apresentou-se que a Ética Antropocêntrica e o Especismo contribuem para o assolamento ambiental e que, diante disso, se faz necessário o aprimoramento do estatuto ético a fim de que se possa incluir os animais dentro dele como forma de enfrentamento do problema do assolamento ambiental.

O TCC foi aprovado com conceito máximo (Excelente). Na ocasião, o professor Thomas A. Mitschein definiu, com os demais membros da banca a publicação do trabalho, que o trabalho ficará disponível na forma de E-book, na estante virtual do site do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento. A apresentação da obra será feita pelos professores João Batista M. Filho e Rodrigo de F. Costa Canal. O Programa Trópico em Movimento parabeniza o mais novo graduado em Filosofia.
Por: Beatriz Ferreira e Wallacy Gomes
Comments