Estudos mostram que carne deveria custar o triplo de seu preço atual ao consumidor, devido ao impacto ambiental de sua produção. Defensores de taxação são otimistas, apesar de provável resistência por parte da sociedade.
Apesar das advertências sobre o impacto catastrófico da indústria da carne sobre o clima global, para muitos consumidores é simplesmente difícil demais abandonar seus hábitos carnívoros – se é que sequer querem abandoná-los. Sendo a carne tão barata em tantos países, há menos incentivo ainda para se tentar.
No entanto, os preços nas prateleiras dos supermercados mascaram custos ocultos. Diferentes pesquisas mostram que a carne está sendo vendida aos consumidores a apenas uma fração do que deveria custar se fosse devidamente computado o valor verdadeiro dos danos ambientais que implica.
Como seria se os governos taxassem o produto, a fim de encorajar os cidadãos a alterarem suas dietas? Muitas nações aplicam um "imposto do pecado" sobre produtos considerados nocivos à sociedade, como álcool e tabaco. Então, a etiqueta na carne não deveria também refletir seu verdadeiro custo ambiental?
Leia mais em https://www.dw.com/pt-br/imposto-como-solu%C3%A7%C3%A3o-para-reduzir-consumo-de-carne/a-45914169
Comments