top of page

Livro "Violência na Metropolitana de Belém: caminhos de saída" será apresentado nesta sexta-feira

O lançamento do livro faz parte da programação do evento "Violência na Metropolitana de Belém" e reúne estudos e dados sobre a situação da violência na capital e região metropolitana, produzidos pelos pesquisadores Thomas Mitschein e Jadson Chaves, do Programa Trópico em Movimento da UFPA.

O Programa Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar nesta sexta-feira (13), às 9 horas, no auditório do ICJ, localizado no Campus Profissional da universidade, em Belém, o lançamento do livro Violência na Metropolitana de Belém: caminhos de saída, durante mesa redonda sobre a mesma temática. A obra discute no âmbito local, os resultados de estudos sobre a violência urbana na região metropolitana de Belém na virada do século XX para o século XXI.


O livro foi produzido pelo os pesquisadores Thomas Mitschein e Jadson Chaves, do Programa Trópico em Movimento, com apresentação do professor Nelson José de Souza Junior, pró-reitor de Extensão da UFPA. A pesquisa traz um panorama sobre a violência na região metropolitana de Belém desde o início da redemocratização do sistema político brasileiro até os dias atuais, a partir dos aspectos econômicos, políticos e sociais.


Com dados importantes que demonstram as transformações sociais, principalmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade paraense, os estudos apresentados no livro apontam que estas camadas socialmente marginalizadas, especialmente os jovens da periferia, são as principais vítimas da violência em zonas urbanas devido à escassez de investimentos em todas as esferas: municipal, estadual e federal. Com isso, há um acúmulo de demandas não atendidas, criando, portanto, um cenário social hostil nessas regiões.


O lançamento do livro faz parte da mesa redonda "Violência na Metropolitana de Belém" que será mediada pelo diretor do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, Gilberto Rocha e terá entre os debatedores: a advogada e coordenadora do grupo de estudo e pesquisa sobre mortes de adolescentes no Pará do Cedeca-Emauss, Celina Hanoy, a professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, Milene Veloso, como também, pesquisadores e representantes da Promotoria de Justiça e de Secretarias do Estado do Pará.


Os expositores são os pesquisadores e autores do livro Thomas Mitschein e Jadson Chaves, do Programa Trópico em Movimento da UFPA. As incrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/INSCRICAOMESA. Haverá emissão de certificado com carga horária de 4 horas.


Por Karina Samille Costa

56 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page