Córrego do Feijão recebeu pelo menos cinco multas desde 1988 por degradação ambiental, incluindo despejo de efluentes em recursos hídricos e prejuízos à qualidade do ar, e pode ter prejudicado a saúde da população.
A Mina Córrego do Feijão, de Brumadinho (MG), foi alvo de pelo menos cinco multas ambientais desde 1988, de acordo com os registros do Siam (Sistema Integrado de Informação Ambiental de Minas Gerais).
Apenas dois processos estão digitalizados no portal do órgão ambiental. Num dos casos, técnicos apontaram que a mina teria provocado degradação ambiental entre 2007 e 2009 na região, com o despejo de efluentes em recursos hídricos, e prejudicando a qualidade do ar. Em 2003 a mina já havia sido multada pelo deslizamento de um talude na estrada que dá acesso à empresa mineradora que pertence ao grupo Vale S/A desde 2001. As duas multas somaram R$ 120 mil.
Os dois autos de infração não têm relação com possíveis problemas estruturais na Barragem 1 da mina Córrego do Feijão, que rompeu na semana passada e já provocou a morte de 84 pessoas e o desaparecimento de mais de 270, segundo os Bombeiros de Minas Gerais. No entanto, as infrações revelam que havia falhas no funcionamento da mina.
https://www.dw.com/pt-br/mina-de-brumadinho-tem-hist%C3%B3rico-de-danos-ambientais/a-47287755
Comentarios