O autor de "O capital" não aplicava na vida privada exatamente os princípios que postulava em seus escritos. Coprodução entre casas de ópera alemã e escocesa apresenta 24 horas na vida de Marx como farsa bem humorada.
O crítico do capitalismo, cujos escritos transformariam o mundo, vive em pleno conforto burguês. Devido a sua incapacidade crônica de lidar com dinheiro, contudo, um grande industrial amigo seu tem que frequentemente dar-lhe uma ajuda financeira.
O criador de uma ideologia que beira a religião tem um filho ilegítimo cuja existência deve permanecer oculta do mundo, a fim de não prejudicar-lhe a imagem. A esposa, filha de um conselheiro municipal, está arruinada, não por ter perdido o status social devido a atividades revolucionárias, mas sim porque seu marido leva uma vida perdulária e não para em casa.
Esse esboço poderia ser objeto de uma fascinante análise psicológica, ou de crítica ferrenha. Ou de uma comédia? Marx in London é precisamente isso. Encomendada pela Ópera de Bonn, a obra se baseia numa ideia do diretor alemão Jürgen R. Weber. A estreia em Bonn, em 9 de dezembro de 2018, mereceu aplausos de pé e bravos efusivos.
Leia mais em https://www.dw.com/pt-br/nova-%C3%B3pera-mostra-um-outro-lado-de-karl-marx/a-46690323
Comments