top of page

OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CATADORAS E CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Atualizado: 8 de ago. de 2018

Oficina de capacitação em educação ambiental para catadoras e catadores de materiais recicláveis de Benevides.

O Projeto “Incubação para fortalecimento de Cooperativa e Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis em municípios do Pará”, do Programa Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará, realizou neste último final de semana, a ação que inaugurou a abertura do curso de Educação Ambiental que foi ofertado para as cooperativas que fazem parte do convênio com a UFPA.


No dia 03 de agosto, foi realizada a abertura do evento com a presença de instituições importantes para o desenvolvimento do trabalho com os catadores, entre eles: a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores), MP (Ministério Público), SEMMAT (Secretaria do Meio Ambiente de Benevides) e a Associação Mãos que Criam, que vem desenvolvendo um trabalho filantrópico no bairro das Flores, próximo ao Lixão. Já no dia 04 de agosto, a programação teve início às 9h, o almoço meio-dia, o lanche às 16:30h culminando com uma dinâmica e o fechamento às 17h.


Diferente de algumas formações fatigantes que são comumente direcionadas para catadoras e catadores de materiais recicláveis, as oficinas tiveram como objetivo principal a formação lúdica e recreativa, quebrando a timidez e medo que alguns catadores apresentam no momento da formação. Compreendem-se que essa resistência apresentada por alguns catadores se dá, principalmente, pela formalidade que se apresentam nas estruturas dessas formações e que a única maneira de quebrar com essas barreiras que impedem o processo educativo são cursos mais curtos e mais dinâmicos.


Logo, esses trabalhadores tiveram, sem dúvida, um dia bem mais agradável de aprendizado e registraram com mais clareza algumas informações importantes para as suas atuações no cotidiano, alguns conceitos também ficaram melhor registrados, tais quais; Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e alguns aspectos importantes da Lei 12.305/2010. Nosso objetivo foi concluído com sucesso e a satisfação desses trabalhadores foi vivida junto com eles nesse processo.




Texto e fotos:

Herlem Carlen de Jesus Alves Ferro

Economista/UFPa

Mestra em Economia Social e Solidária/ Université de Toulouse - França

Responsável pelo departamento de Resíduo Sólido da Prefeitura de Benevides e membro do CENTPARÁ.

25 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page