O evento foi realizado pelo Programa Trópico em Movimento da UFPA e pela Rede de Educação Ambiental e Políticas Públicas – REAPOP.
A perspectiva da educação ambiental enquanto uma política pública estruturante que reflita nas dinâmicas territoriais da Amazônia para a construção de sociedades sustentáveis, foi um dos assuntos abordados nesta quarta-feira (6), durante o seminário Políticas Públicas de Educação Ambiental e Dinâmicas Territoriais na Amazônia. O evento, ocorreu no auditório Willi Ross (antigo POEMA) do campus profissional da UFPA.
Promovido pelo Programa Trópico em Movimento da UFPA em parceria com a Rede de Educação Ambiental e Políticas Públicas – REAPOP, o seminário reuniu gestores públicos, pesquisadores, ativistas sociais e educadores ambientais para a reflexão e a pactuação de ações de educação ambiental enquanto campo de interação e diálogo entre as diversas áreas do conhecimento científico, popular e tradicional, a partir de uma perspectiva crítica e comprometida com a identidade, a autonomia, a cooperação e a sustentabilidade nas dinâmicas conflitivas da Amazônia.
Durante o evento, o professor doutor Thomas Mitschein, coordenador do Trópico em Movimento (UFPA) foi quem mediou o seminário. Dentre os palestrantes, estiveram presentes: Fidelis Paixão, advogado, pesquisador e educador ambiental, especialista em projetos na Draxos Consultoria em Gestão Ambiental; Jairo Vilhena, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba; Osbel Castro, médico e educador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curralinho; Claudionor Lima, pesquisador do Programa Trópico em Movimento e assessor da SEMMA de Curralinho e Andréa Rodrigues, coordenadora de educação ambiental da SEMAS.
Fotos do seminário Políticas Públicas de Educação Ambiental e Dinâmicas Territoriais na Amazônia. (Por Beatriz Ferreira)
Por Karina Samille Costa
Opmerkingen