top of page

Por que há ex-eleitores de Lula que votam em Bolsonaro?

Pesquisadora que estuda ascensão da extrema direita acredita que mesmo que o ex-capitão não seja eleito, novo presidente terá que lidar com 'bolsonarização'




A socióloga Esther Solano, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisa há dois anos a ascensão da extrema direita no Brasil. Atualmente, ela se dedica a entrevistar eleitores que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff para presidente e vão escolher o nome de Jair Bolsonaro (PSL) na urna neste domingo 7.

Em entrevista à DW, Solano diz que esse grupo de eleitores vê coerência entre os votos nos dois petistas e, agora, no capitão reformado do Exército. Nos três casos, eles buscavam "alguém forte que bote ordem na casa" e apoiaram um candidato que se mostrava "honesto e diferente" do político tradicional. Alguns escolheram Lula por ser um nome antissistema, e hoje votam em Bolsonaro pelo mesmo motivo. 

Outro fator que leva ex-eleitores do PT para a base de Bolsonaro é uma "reelaboração da memória" dos anos dos governos Lula e Dilma, diz Solano. Em sua pesquisa, ela encontra pessoas que ascenderam socialmente com o apoio de programas federais e hoje creditam seu sucesso apenas ao esforço individual. A imagem do PT como "o partido mais corrupto do Brasil" completa a migração do voto para o militar.


Saiba mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/por-que-ha-ex-eleitores-de-lula-que-votam-em-bolsonaro

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page