Jovanka Beckles é uma socialista democrata concorrendo à assembléia estadual da Califórnia. Em uma entrevista, ela explica como lutou contra a gigante petrolífera Chevron, como consertar a crise imobiliária da Califórnia e por que o capitalismo não está funcionando para os californianos comuns.
Jovanka Beckles mudou-se para Richmond, Califórnia em 2005. Naquela época, Richmond fazia fronteira com uma cidade - a refinaria de petróleo Chevron é a maior empregadora da cidade, e a prefeitura era composta quase inteiramente por políticos apoiados financeiramente pela empresa.
Beckles não tinha formação política, mas, como funcionária de saúde mental infantil do condado, tinha visto as dificuldades da classe trabalhadora em toda a Bay Area e achava que os ricos precisavam pagar sua parte justa. Nova na cidade, Beckles começou a ver sinais de jardas para uma medida de Richmond que cobrava um imposto contra a Chevron para pagar por programas sociais, educação pública e infraestrutura. Ela apoiou a ideia, mas achou que a linguagem na placa era excessivamente técnica. Então ela chamou o grupo responsável e sugeriu que ele deveria ler simplesmente: “Medida T: Impostos Chevron, não você”.
Foi assim que Beckles se envolveu com a Richmond Progressive Alliance (RPA), uma organização política independente, pró-operária e antiempresa na cidade. Ao ganhar uma supermaioria no conselho da cidade, a RPA quebrou o domínio da Chevron sobre o conselho da cidade.
Saiba mais https://www.jacobinmag.com/2018/09/jovanka-beckles-state-assembly-richmond-candidate
Comments