O evento é organizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) e pela Rede de Educação Ambiental e Políticas Públicas – REAPOP.
A perspectiva da educação ambiental enquanto uma política pública estruturante para incidir nas dinâmicas territoriais da Amazônia, visando a construção de sociedades sustentáveis, será o tema de Seminário que pretende reunir gestores públicos, pesquisadores, ativistas sociais e educadores ambientais para a reflexão e a pactuação de ação.
Uma educação ambiental enquanto campo de interação e diálogo entre as diversas áreas de conhecimento científico, popular e tradicional, numa perspectiva crítica e comprometida com a identidade, a autonomia, cooperação e a sustentabilidade, somente será capaz de incidir sobre as dinâmicas conflitivas da Amazônia, enquanto política pública estruturante que supera a desintegração e a desarticulação de iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil, ao se propor a tratar das complexas questões socioambientais e identificar e promover a tessitura das teias de sociedades sustentáveis e do bem viver na região.
Os valores de sociedades sustentáveis, assim como do bem viver amazônida, estão pautados na reciprocidade, na relacionalidade, na complementariedade e solidariedade entre indivíduos e comunidades, propondo uma superação do conceito eurocêntrico do bem-estar. Como amalgamar as dinâmicas, os tempos, os espaços e os saberes dos povos das florestas e das cidades, nesse vasto território imerso em conflitos de usos e interesses que vão do local ao global, é o imenso desafio na formulação de políticas públicas de educação ambiental orientadas para construção desses valores e transformação das dinâmicas biodestrutivas.
É a partir dessa concepção que experiências de gestores públicos da área do meio ambiente, da gestão ambiental e da educação se agregarão às reflexões de pesquisadores e educadores ambientais no Seminário “Políticas Públicas de Educação Ambiental e Dinâmicas Territoriais na Amazônia”. O evento é organizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) e pela Rede de Educação Ambiental e Políticas Públicas – REAPOP.
Mediador: Prof. Dr. Thomas Mitschein, coordenador do Trópico em Movimento (UFPA).
Palestrantes:
Msc. Fidelis Paixão, advogado, pesquisador e educador ambiental, especialista em projetos na Draxos Consultoria em Gestão Ambiental.
Juliana Nobre, secretária municipal de Meio Ambiente de Barcarena.
Jairo Lenz, secretário municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba.
Sandro Abreu, secretário municipal de meio ambiente de Curralinho.
Data e horário: 06 de novembro de 2019 às 15h
Local: Auditório do Trópico em Movimento (antigo POEMA) no campus profissional da UFPA ao lado da ponte que dá acesso ao Hospital Betina.
Certificação de 4hs/aula. Vagas limitadas.
Contato: (91) 3201-7700 ou 8026
E-mail: reapop.rebea@gmail.com
Comments