A convite da Promotoria de Justiça do município de Bragança - PA, a equipe do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e do Projeto Incubação debateu tópicos sobre a situação de vulnerabilidade dos catadores de materiais recicláveis da cidade que trabalham no lixão a céu aberto.
O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e o Projeto Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará, da Universidade Federal do Pará, participaram na última segunda-feira (10), no município de Bragança, região nordeste do Estado, de uma reunião a convite da Promotoria de Justiça, representada pela Dra. Sabrina Mamede Napoleão Kalume, Titular de Bragança.
A reunião discutiu a situação de vulnerabilidade dos catadores de materiais recicláveis da região que trabalham no lixão a céu aberto e consequentemente, surgem diversas problemáticas como: a presença da degradação ambiental, os catadores submetidos a riscos sociais e de saúde, além de se encontrarem atuando na informalidade, pois o Poder Público Municipal de Bragança não disponibiliza nenhum programa de coleta seletiva.
Participaram da reunião, a equipe do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, representados pelo professor Dr. Thomas A. Mitschein, coordenador do Programa, Luciano Louzada, engenheiro sanitarista e ambiental e Claudionor Lima Dias, assistente social; a Procuradoria Geral do Município de Bragança, representada pelo Procurador Dr. Amarildo Leite; o assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Bragança, Claudio Luan Carneiro Abdon; o secretário do Meio Ambiente Lauro Silva; a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Raquel do Espírito Santo do Nascimento; a assessora da Secretaria de Assistência Social, Elene Daniely Oliveira Pires e a Presidente da Cooperativa de Catadores, Maria de Jesus, representando os catadores da região.
A Universidade Federal do Pará por meio do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e do Projeto Incubação se comprometeu em auxiliar o Município de Bragança, na elaboração do planos municipais de saneamento e de resíduos sólidos, além de encaminhar um Plano de Coleta Seletiva ao município e ao Ministério Público devido a necessidade em auxiliar o trabalho dos catadores a terem melhores condições de vida.
Acesse a Ata de Reunião no link:
Confira a galeria de imagens abaixo:
Por: Beatriz Ferreira
Comments