Dois escritórios de advocacia da Alemanha são contratados para investigar papel da TÜV Süd em tragédia de Brumadinho. Engenheiros da empresa alemã atestaram estabilidade da barragem que se rompeu.
A certificadora alemã TÜV Süd anunciou nesta quarta-feira (06/02) que contratou dois escritórios de advocacia para investigar seu papel no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Engenheiros da empresa alemã atestaram a estabilidade da estrutura.
Em comunicado, a TÜV Süd afirmou que contratou os escritórios Pohlmann & Company e Hengeler Mueller, ambos da Alemanha, para realizarem uma investigação independente do caso. A empresa disse também que planeja contratar um especialista externo para analisar questões técnicas da tragédia.
"Imediatamente após o rompimento da barragem, a Diretoria e o Conselho de Administração da TÜV Süd iniciaram amplas investigações sobre o caso", ressaltou a empresa, lamentando a tragédia. A consultoria, sediada em Munique, reiterou que está colaborando com as investigações.
O anúncio foi feito um dia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conceder liberdade aos três funcionários da Vale e aos dois engenheiros da TÜV Süd, que foram detidos em 29 de janeiro, no âmbito da investigação da tragédia. André Yassuda e Makoto Namba eram terceirizados da certificadora alemã e atestaram a barragem como "estável", após uma inspeção no final de setembro de 2018.
https://www.dw.com/pt-br/t%C3%BCv-s%C3%BCd-anuncia-auditoria-sobre-certifica%C3%A7%C3%A3o-de-barragem-da-vale/a-47400416
Comments