top of page

TÜV Süd anuncia auditoria sobre certificação de barragem da Vale

Dois escritórios de advocacia da Alemanha são contratados para investigar papel da TÜV Süd em tragédia de Brumadinho. Engenheiros da empresa alemã atestaram estabilidade da barragem que se rompeu.


A certificadora alemã TÜV Süd anunciou nesta quarta-feira (06/02) que contratou dois escritórios de advocacia para investigar seu papel no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Engenheiros da empresa alemã atestaram a estabilidade da estrutura.

Em comunicado, a TÜV Süd afirmou que contratou os escritórios Pohlmann & Company e Hengeler Mueller, ambos da Alemanha, para realizarem uma investigação independente do caso. A empresa disse também que planeja contratar um especialista externo para analisar questões técnicas da tragédia.

"Imediatamente após o rompimento da barragem, a Diretoria e o Conselho de Administração da TÜV Süd iniciaram amplas investigações sobre o caso", ressaltou a empresa, lamentando a tragédia. A consultoria, sediada em Munique, reiterou que está colaborando com as investigações.

O anúncio foi feito um dia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conceder liberdade aos três funcionários da Vale e aos dois engenheiros da TÜV Süd, que foram detidos em 29 de janeiro, no âmbito da investigação da tragédia. André Yassuda e Makoto Namba eram terceirizados da certificadora alemã e atestaram a barragem como "estável", após uma inspeção no final de setembro de 2018.

https://www.dw.com/pt-br/t%C3%BCv-s%C3%BCd-anuncia-auditoria-sobre-certifica%C3%A7%C3%A3o-de-barragem-da-vale/a-47400416

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page