top of page

Nova série com Ruy Braga na TV Boitempo

Sociólogo conduz leitura comentada de sua obra "A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global" no canal da Boitempo no YouTube.

Entendendo o precariado

Cada dia fica mais claro o poder de revelação do conceito de “precariado” na nossa conturbada conjuntura política, econômica e social. No Brasil, nenhum intelectual tem se dedicado com tanta maestria a explorar as perspectivas políticas e analíticas abertas por esse conceito no interior do arcabouço teórico marxista quanto Ruy Braga. É nesse sentido que a TV Boitempo dá início a partir hoje a uma nova série conduzida pelo sociólogo​. Intitulada “Entendendo o precariado”, trata-se de uma leitura comentada de seu mais recente livro pela Boitempo, A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. Ao todo serão cinco aulas dedicadas a destrincharem essa densa e explosiva obra. Para incentivar a leitura, somente durante a primeira semana do curso, o livro está com um desconto especial junto com outros seis livros sobre o tema. Saiba mais ao final deste post!

A série

Gratuito e aberto ao público em geral, o curso ocorre na TV Boitempo, canal da Boitempo no YouTube que publica vídeos com periodicidade semanal. A primeira aula, que apresenta o sentido geral do livro, introduzindo as principais questões enfrentadas pela obra, já está no ar e pode ser conferida logo abaixo. Inscreva-se aqui para receber os próximos vídeos em primeira mão.

O livro

Publicado originalmente em 2017, o livro A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global a Coleção Mundo do Trabalho coordenada por Ricardo Antunes na Boitempo e propõe fundamentar etnograficamente a crise da globalização neoliberal iniciada em 2008, a partir da comparação entre três países – Portugal, África do Sul e Brasil. O autor analisa as resistências populares às políticas de espoliação social que acompanham a difusão do neoliberalismo e da precarização do trabalho na semiperiferia do sistema. Para tanto, recorre ao arcabouço teórico marxista na tentativa de interpretar tanto os avanços da mercantilização do trabalho, da terra e do dinheiro quanto as novas formas de insurgência contra a espoliação protagonizadas pelo precariado urbano.


Fonte: https://blogdaboitempo.com.br/2018/06/14/nova-serie-com-ruy-braga-na-tv-boitempo/

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page